Vereador Paulo Eduardo propõe capacitação sobre racismo e capacitismo para profissionais da educação
- Paulo Eduardo Dias Júnior
- 24 de abr.
- 1 min de leitura
Atento às demandas da população, o vereador Paulo Eduardo (PSD) protocolou uma indicação propondo estudos para a implantação de capacitação continuada para os profissionais da educação das escolas municipais e estaduais no município de Americana, com foco no enfrentamento ao racismo e ao capacitismo.
A proposta surgiu após munícipes procurarem o parlamentar para relatar preocupações com a persistência de práticas discriminatórias no ambiente escolar. A capacitação sugerida visa oferecer formação técnica e humanizada, para que professores, gestores e demais servidores da educação estejam preparados para identificar, combater e prevenir situações de preconceito nas escolas.
“A educação tem o poder de transformar realidades. Mas, para isso, precisamos garantir que todos, sem exceção, se sintam respeitados e incluídos. Racismo e capacitismo ainda fazem parte da rotina escolar, e precisamos enfrentar essas realidades com conhecimento e sensibilidade”, comentou o vereador.
O racismo estrutural e o capacitismo são barreiras que afetam o rendimento, a autoestima e a participação plena de muitos alunos. A proposta reforça a importância de um ambiente escolar mais inclusivo, acolhedor e equitativo, onde todas as crianças e adolescentes possam aprender, crescer e se desenvolver com dignidade.
A indicação agora segue para análise do Poder Executivo, juntamente com as secretarias competentes.

Comments