Vereador Juninho Dias propõe estudos para implantação de auriculoterapia no SUS de Americana
- Paulo Eduardo Dias Júnior
- 16 de jan.
- 1 min de leitura
Com foco na ampliação das opções terapêuticas e no fortalecimento da saúde pública em Americana, o vereador Juninho Dias protocolou uma indicação de nº 328/2025 na Câmara Municipal para que o Poder Executivo realize estudos visando à implantação da auriculoterapia na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) do município.
A auriculoterapia é uma técnica derivada da acupuntura, aprovada e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que utiliza a estimulação de pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversas condições físicas, mentais e emocionais.
Estudos científicos comprovam sua eficácia como terapia complementar, sendo aplicada no alívio de dores crônicas e agudas, tratamento de ansiedade e depressão, vícios como tabagismo, distúrbios digestivos, insônia e até na recuperação motora, entre outros benefícios.
De acordo com Juninho Dias, a inclusão dessa técnica no SUS traria benefícios significativos para a população, especialmente ao complementar os tratamentos convencionais oferecidos atualmente.
"Munícipes me procuraram para relatar o impacto positivo da auriculoterapia em diversas condições de saúde. Diante de tantos benefícios comprovados, é importante que a administração municipal avalie a possibilidade de incluir essa terapia no atendimento público", destacou o vereador.
A técnica pode ser aplicada em pessoas de todas as idades e utiliza estímulos em pontos específicos da orelha, conectados a diferentes órgãos e sistemas do corpo, proporcionando equilíbrio e alívio de sintomas. O estímulo pode ser feito, por exemplo, com o uso de sementes, como é tradicional na técnica chinesa.
A indicação segue agora para análise do Executivo Municipal, e o vereador aguarda uma resposta sobre a viabilidade de implantação da auriculoterapia na

rede pública de saúde.
Commentaires