Juninho Dias propõe troca de materiais recicláveis por mudas de plantas que são repelentes contra a dengue
- Paulo Eduardo Dias Júnior
- 6 de fev.
- 2 min de leitura
O vereador Juninho Dias apresentou uma indicação de nº 1540/2025 à Prefeitura de Americana propondo a criação de um programa que permita a troca de materiais recicláveis por mudas de plantas conhecidas por suas propriedades repelentes naturais contra o mosquito da dengue.
A iniciativa busca aliar sustentabilidade e saúde pública, oferecendo uma solução inovadora para o combate à doença no município.
Entre diversas plantas que atuam como repelentes naturais para o mosquito da dengue, o vereador indica três espécies mais importantes, que são citronela, lavanda e alecrim.
A citronela é uma das plantas repelentes de insetos mais conhecida. Seu óleo essencial contém compostos como citronelal, geraniol e limoneno, que possuem forte ação repelente contra o mosquito da dengue e outros insetos.
A lavanda possui propriedades repelentes naturais devido à presença de linalol e acetato de linalila, compostos que afastam insetos, incluindo o mosquito da dengue.
Já o alecrim é uma erva aromática que, além de suas aplicações culinárias e medicinais, atua como um repelente natural. Seu óleo essencial contém cineol, cânfora e ácido rosmarínico, que ajudam a afastar mosquitos e outros insetos.
Segundo o parlamentar, além de incentivar a reciclagem e a destinação correta de resíduos, a proposta ajudaria a reduzir criadouros do mosquito Aedes aegypti nas residências, contribuindo diretamente para a prevenção da dengue.
“Com o aumento expressivo dos casos de dengue, precisamos de estratégias eficazes que envolvam a população. O descarte correto de materiais recicláveis já evita acúmulo de água parada, e com o cultivo dessas plantas, como citronela, lavanda e alecrim, poderíamos reforçar ainda mais essa luta”, destacou o vereador.
A iniciativa visa também conscientizar os moradores sobre a importância de medidas preventivas no dia a dia, pois para o vereador, cada ação conta muito na luta contra a dengue.
Além de um município mais limpo e sustentável, esse programa pode fazer a diferença na redução dos casos da doença.
Agora, a proposta aguarda análise do Executivo para viabilização do programa.

Comentarios