Juninho Dias faz questionamentos sobre epilepsia em Americana
- Paulo Eduardo Dias Júnior
- 27 de mar. de 2024
- 1 min de leitura
Segundo o Ministério da Saúde, a campanha Março Roxo alerta para a importância da temática e para o diagnóstico precoce de epilepsia. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença acomete cerca de 2% da população brasileira e cerca de 50 milhões de pessoas no mundo. A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não é causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se.
Em requerimento, o vereador Juninho Dias questiona qual número de pacientes diagnosticados com essa doença na cidade de Americana; quantos são acompanhados pela rede pública de saúde; qual a fila de espera e vagas disponibilizadas mensalmente para essa especialidade; quais procedimentos disponíveis para tratamento no munícipio e via SIRESP e quantos moradores de Americana aguardam na fila para tratamentos em consultas em centros de alta complexidade em Neurologia/Neurocirurgia. Além disso, o parlamentar questiona sobre a possibilidade de ampliação das campanhas informativas sobre o março roxo pela prefeitura municipal.
“A Epilepsia está cada vez mais comum e o conhecimento é importante tanto para quem é portador da doença, quanto para familiares do paciente, assim como também para a população em geral, para saber o que fazer caso se depare com outra pessoa em crise.”, disse o parlamentar.
O requerimento de Nº 155/2024 seguirá a tramitação regimental.

Comments