Em alusão ao Dia Nacional de Atenção à Disfagia, vereador Juninho Dias protocola requerimento buscando informações sobre o tema na cidade de Americana
- Paulo Eduardo Dias Júnior
- 22 de mar. de 2024
- 1 min de leitura
A Disfagia é a alteração na deglutição, caracterizada pela dificuldade de levar alimento ou saliva da boca ao estômago. Pode ser causada por diversas doenças, com ou sem sintomas e está muito ligada à episódios de engasgo. A disfagia pode levar a desnutrição, desidratação, pneumonia aspirativa e em muitos casos pode levar até a morte.
Em requerimento, o vereador Juninho Dias questiona qual número de pacientes diagnosticados com essa doença na cidade de Americana; quantos são acompanhados pela rede pública de saúde; qual a fila de espera e vagas disponibilizadas mensalmente para a especialidade de fonoaudiologia; quais procedimentos disponíveis para tratamento no munícipio e via SIRESP; previsão de realização de mutirões com expectativa de público-alvo e justificativa de inviabilidade caso não haja planejamento para realização de tais ações. Além disso, questiona qual estratégia ou plano de ação para mover campanhas de conscientização e disseminação da informação para incentivar as pessoas a procurarem ajuda médica, tendo em vista que esse assunto é desconhecido por grande parte da população.
“Espero, através desse requerimento, movimentar esse assunto na cidade de Americana e pensar em alternativas, junto ao Poder Executivo, de informar as pessoas sobre essa alteração e possibilitar que busquem tratamento através de ajuda médica. A disfagia está muito ligada à casos de engasgos que podem levar à morte. Se a pessoa pelo menos possui um diagnóstico, ela irá se precaver durante a alimentação, evitando acidentes.”, disse o parlamentar.
O requerimento de Nº 153/2024 seguirá a tramitação regimental.

Comentários