top of page
Buscar

Em alusão ao Dia Nacional da Incontinência Urinária, vereador Juninho Dias protocola requerimento buscando informações sobre a doença na cidade de Americana




De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia, a incontinência urinária atinge 40% das gestantes e 35% das mulheres após a menopausa. Após os 60 anos de idade, o índice é de 30 a 60% das pessoas com o problema. Nos homens, pode acontecer principalmente após cirurgias de próstata ou em casos de inchaço desse órgão. Cerca de 5 a 10% dos homens que fazem essa operação podem apresentar perda de urina. Além de afetar o trato urinário em si, o problema também é sensível a outras dimensões do bem-estar, levando ao isolamento e, até mesmo, à depressão. É comum que muitas pessoas deixem de frequentar reuniões sociais por vergonha ou medo de ter escapes de urina e exalar mau cheiro, por exemplo.

Em requerimento, Juninho Dias questiona qual número de pacientes diagnosticados com essa doença na cidade de Americana; quantos são acompanhados pela rede pública de saúde; qual a fila de espera e vagas disponibilizadas mensalmente para especialidades de ginecologia e urologia; quais procedimentos disponíveis para tratamento no munícipio e via SIRESP; previsão de realização de mutirões com expectativa de público-alvo e justificativa de inviabilidade caso não haja planejamento para realização. Além disso, questiona qual estratégia ou plano de ação para mover campanhas de conscientização e disseminação da informação para incentivar as pessoas a procurarem ajuda médica, tendo em vista que esse assunto é considerado um “tabu” por muitas pessoas.

“Espero, através desse requerimento, entender o real cenário sobre esse assunto na cidade de Americana e pensar em formas, junto ao Poder Executivo, para amenizar a quantidade de pessoas atingidas pela doença e alcançar a longo prazo melhor qualidade de vida, principalmente na fase idosa para a população americanense”, disse o parlamentar.

 
 
 

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page